PROSPECÇÃO E FORMAÇÃO DE REDE(S) DE COOPERAÇÃO DAS COOPERATIVAS VIRTUAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR DAS REGIÕES DA AMREC E AMUREL: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS

Autores

  • Liara Darabas Ronçani
  • Dimas De Oliveira Estevam UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
  • Anderson Correa Benfatto UNESC
  • Carla Spillere Busarello UNESC
  • Joelcy José Sá Lanzarini UNESC

Palavras-chave:

Cooperativismo, Agricultura Familiar, Economia Solidária

Resumo

Nas regiões abrangidas pela AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna), os agricultores familiares vêm se organizando em cooperativas virtuais com o objetivo de vencer alguns obstáculos, tais como: barreiras sanitárias, tributárias e de escala de produção. Sem esse tipo de organização, individualmente, dificilmente conseguiriam superar esse obstáculos. Estas cooperativas, já estão em funcionamento há alguns anos nas regiões citadas, mas enfrentam problemas com os altos custos de manutenção, em relação a baixa renda dos agricultores associados. O desafio agora é o de organizar estas cooperativas para que trabalhem em redes de cooperação para que haja somatização de esforços, o que trará benefício para cada membro do grupo. O papel do trabalho é auxiliar essas cooperativas a consolidar os espaços por elas já conquistados e, principalmente, o de prospectar novas formas coletivas de inserção ao mercado, incentivando as relações intercooperativas e, assim, facilitar a criação de uma rede de cooperação nas regiões da AMREC e AMUREL.

Biografia do Autor

Liara Darabas Ronçani

Acadêmica do Curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atuou como bolsista de projetos de Extensão no período fev/2011-jul/2012 nas áreas de Agricultura Familiar, Cooperativismo Virtual, Rede de Cooperativas e Economia Solidária. Atualmente atua como  voluntária no projeto de extensão "Prospecção e formação de rede(s) de cooperação das cooperativas virtuais da agricultura familiar das Regiões da Amrec e Amurel: a construção de espaços coletivos e individuais de comercialização de produtos" e ainda como bolsista de Iniciação Científica da UNESC/CNPq, no projeto " A economia catarinense na contramão do crescimento", atuando principalmente na área de Economia Catarinense.

Dimas De Oliveira Estevam, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

PROFESSOR DOUTOR DO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Anderson Correa Benfatto, UNESC

ACADÊMICO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS DA UNESC

Carla Spillere Busarello, UNESC

ACADÊMICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNESC

Joelcy José Sá Lanzarini, UNESC

PROFESSOR ESPECIALISTA DO DEPARTAMENTO DE EONOMIA DA UNESC

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

RESUMOS