CRIANÇA SURDA: QUAL É A SUA LÍNGUA?

Autores

  • Albertina Serafim Daminelli
  • Julia Hélio Lino Clasen

Palavras-chave:

Língua materna. Língua natural. Primeira e segunda língua. Língua de sinais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os enfoques atuais no que diz respeito à língua/linguagem da criança surda, filha de pais ouvintes, em suas interações e apropriações com a lingua materna, língua natural, primeira e segunda língua e as implicações no processo de alfabetização e letramento. Pretende também ressaltar a importância da família e da escola como agentes mediadores, bem como a relevância da utilização da língua de sinais em espaços formais e informais para a estruturação linguística da criança surda. Em uma perspectiva bilíngue, traz à tona questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua. A inquietude em relação ao ensino e aprendizagem da língua escrita para as crianças surdas provocou uma busca incessante por respostas à indagação: por que as crianças surdas, embora tenham todas as capacidades e possibilidades para a apropriação da língua escrita, continuam tendo grandes dificuldades de expressar suas ideias e pensamentos nesta modalidade da língua. Se analisar o processo de aquisição da língua escrita nas crianças ouvintes, perceber-se que elas chegam à escola com um considerável grau de domínio da língua falada, sua língua natural e primeira língua, tendo sido construída harmoniosamente na interação com a língua materna, requisitos indispensáveis para a alfabetização e letramento.

Biografia do Autor

Albertina Serafim Daminelli

Pedagóga. Mestre em Educação. Especialista em Lingua Braslleira de Sinais, LIBRAS.

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Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS