A ECONOMIA CATARINENSE NA CONTRAMÃO DO CRESCIMENTO

Autores

  • Liara Darabas Ronçani UNESC
  • Alcides Goularti Filho UNESC

Palavras-chave:

Economia Catarinense, Crescimento, Planejamento.

Resumo

Durante os anos de 1980, enquanto a economia brasileira teve um desempenho muito fraco comparando com as décadas anteriores com crescimento médio do PIB de 232%, a economia catarinense apresentou taxas superiores a média nacional de 5,3%. Nos anos de 1990, o Brasil teve um crescimento médio de 1,6% e Santa Catarina de 3,5%. Foram duas décadas de crescimento superior a média nacional, ou seja, a economia catarinense andava na contramão da recessão. Porém, na última década de 2000 a situação se reverteu, enquanto o país retomava os eixos do crescimento e da distribuição de renda, o desempenho da economia catarinense ficou abaixo da média nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar o desempenho da economia catarinense comparando com o Brasil e os dois estados da Região Sul entre os anos de 2000 a 2010. Esta pesquisa justifica-se pela relevância do tema, uma vez que precisamos apontar as falhas e os equívocos que vem ocorrendo na política e na economia catarinense para não perdemos novamente mais uma década com baixo crescimento.

Biografia do Autor

Liara Darabas Ronçani, UNESC

Acadêmica do Curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atuou como bolsista de projetos de Extensão no período fev/2011-jul/2012 nas áreas de Agricultura Familiar, Cooperativismo Virtual, Rede de Cooperativas e Economia Solidária. Atualmente atua como  voluntária no projeto de extensão "Prospecção e formação de rede(s) de cooperação das cooperativas virtuais da agricultura familiar das Regiões da Amrec e Amurel: a construção de espaços coletivos e individuais de comercialização de produtos" e ainda como bolsista de Iniciação Científica da UNESC/CNPq, no projeto " A economia catarinense na contramão do crescimento", atuando principalmente na área de Economia Catarinense.

Alcides Goularti Filho, UNESC

Atualmente é professor do departamento de Economia da Unesc. Possui graduação em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor da Univesidade do Extremo Sul Catarinense. Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense no período 2007-2010. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, História de Empresas e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e planejamento, Santa Catarina, economia regional, história econômica regional (complexo carbonífero e ervateiro), meios de transporte, vias de comunicação, construção naval e marinha mercante. Bolsista Produtividade do CNPq

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

RESUMOS