ESTUDO DE ACIONAMENTOS DAS CHAVES DE PARTIDAS ELÉTRICAS E ELETRÔNICAS PARA MOTORES ELÉTRICOS

Autores

  • Reginaldo Tassi Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Breno Pereira Dela Bruna Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Gustavo Contessi Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Matheus Rossetti Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Pedro Henrique Di Francia Rosso Instituto Maximiliano Gaidzinski

Palavras-chave:

Acionamentos elétricos

Resumo

O presente trabalho abrangeu o estudo do funcionamento das chaves de partida elétricas e eletrônicas dos motores elétricos trifásicos, observando a redução de corrente e sua utilização industrial. Eles são componentes indispensáveis nos processos industriais, devido a sua eficiência e aplicabilidade, entretanto, o acionamento dos mesmos merece atenção, pois sua instalação varia com seu emprego num determinado processo. A ligação dos motores tem início na proteção da entrada de tensão do mesmo, garantindo melhor manutenção e manipulação do equipamento. Por isso, existem as chaves de partida, conjuntos de dispositivos/circuitos capazes de acionar motores de forma segura, além de, em alguns casos, garantir a redução de energia no início do trabalho. Tendo em vista esses, o estudo consistiu na construção de chaves de partida ensaiadas em laboratório(partida direta, reversora, estrela-triângulo, compensadora, soft-starter e inversor), analisando variáveis como: corrente elétrica nominal e na partida, torque inicial, projeção de custos, etc. Juntamente com os dispositivos de proteção, manobra e atuação(disjuntores, contatores, transformador, autotransformador, fusíveis, botões de acionamento e parada e motores) além das chaves eletrônicas (soft-starter e inversor de freqüência), a equipe alcançou resultados que apontaram que as chaves de partida eletrônica apresentaram menores picos de corrente em relação as chaves com componentes eletromagnéticos, além da vantagem da simplicidade de instalação, pouco espaço ocupado e torque ajustável na partida.

Biografia do Autor

Reginaldo Tassi, Instituto Maximiliano Gaidzinski

Professor na graduação de engenharia em cerâmica(Disciplina: máquinas e equipamentos para cerâmica) e de produção(Disciplina: Eletrotécnica geral) da UNIBAVE.

Professor e coodenador do curso técnico em eletromecânica, e professor do curso técnico em  cerâmica do Instituto Maximiliano Gaidzinski. 

Downloads

Publicado

2012-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS