TÉCNICAS PARA A PROTEÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (PARA-RAIOS)

Autores

  • Reginaldo Tassi
  • Jhonathan Frasson Mello Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Thiago Resin Niero Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Debora Sartor Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Thais Cancelier Feltrin Instituto Maximiliano Gaidzinski
  • Odenir João Pirola Instituto Maximiliano Gaidzinski

Palavras-chave:

Instalações elétricas

Resumo

O presente trabalho abordará o fenômeno das descargas atmosféricas e como se proteger das mesmas. Tem como principal objetivo desenvolver um projeto de instalação num sistema de para-raios em uma edificação, demonstrando seu funcionamento. Para estes fins, foi necessário um estudo sobre os para-raios a fim de conhecer a finalidade e o uso de cada tipo, nos quais se destacam o para-raios de Franklin, o de Mensels (Gaiola de Faraday), os radioativos, os poliméricos e os de cerca elétricas. Também foi feita uma análise das melhores formas de proteção, a abrangência e a manutenção dos modelos citados. A metodologia envolveu a criação de um projeto demonstrativo de um para-raios em uma edificação e uma maquete para simular uma descarga atmosférica. No projeto demonstrativo estará especificado qual o para-raios a ser utilizado, no caso o de Mensels (Gaiola de Faraday), a secção transversal dos fios de cobre, os captores e suas respectivas localizações na edificação. A maquete explicará o comportamento da alta tensão de uma descarga atmosférica no vácuo e no ar. Com os resultados obtidos com a maquete conclui-se que não há formação de arco-voltaico no vácuo, pois não existe ar. Já quando há ar, o arco se forma, pois ele deixa de ser isolante e passa a ser condutor. O mesmo processo ocorre com uma descarga atmosférica, pois o mesmo ioniza o ar e faz com que ele passe a ser condutor até se dissipar no solo pelo melhor caminho, seja ele um para-raios ou não. Já o projeto foi concluído e estará presente nos resultados e discussões, onde o mesmo mostrará toda a malha de fios e os captores sobre a edificação.

Biografia do Autor

Reginaldo Tassi

Professor da gaduação de engenharia em cerâmica(Disciplina: máquinas e equipamentos para cerâmica) e de engenharia em produção(Disciplina: Eletrotécnica geral) da UNIBAVE.

Professor e coodenador do curso técnico em eletromecânica, e professor do curso técnico em  cerâmica do Instituto Maximiliano Gaidzinski. 

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

ARTIGOS