ESCRITÓRIO MODELO PARA ASSESSORIA DAS ATIVIDADES DE ENGENHARIA DO CAMPUS CRICIÚMA-SC

Autores

  • Heloisa Nunes e Silva IFSC Campus Criciúma
  • Lucas B. Scremin IFSC
  • Luciléia Marcon IFSC
  • Kamila Biazoto IFSC

Palavras-chave:

Escritório Modelo, Edificações, Patologias em construções.

Resumo

A vivência da experiência profissional, através do estágio curricular durante o curso Técnico, auxilia o processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita ao aluno um primeiro contato com o mercado de trabalho e uma correlação entre os conhecimentos teórico e prático. Contudo, verifica-se que determinados projetos pedagógicos dos cursos técnicos deixaram de contemplar o estágio como disciplina obrigatória, emergindo uma lacuna na formação curricular do aluno.

Por outro lado, a crescente demanda de serviços no setor de engenharia do IFSC, devido à política de expansão da rede federal de institutos e às solicitações específicas de cada campus em questões referentes a readequações e manutenções de suas estruturas físicas, resultaram num volume grande de demandas a serem atendidas por um único setor de engenharia da rede.

Diante destes fatos, viu-se a possibilidade da criação de um grupo de trabalho (escritório modelo) para auxiliar o setor de engenharia do IFSC e através disso, oportunizar aos alunos e professores da rede um espaço constituído para trocas de experiências e desafios profissionais, visualizando suprimir essa lacuna da formação técnica. Assim, foi elaborado um projeto que tem como objetivo principal oportunizar aos alunos, o envolvimento com projetos e problemas reais, em situações que exigirão a aplicação dos conhecimentos adquiridos e das habilidades desenvolvidas durante o curso. O projeto contou com dois alunos bolsistas e teve como foco as demandas do setor de engenharia do IFSC e do próprio campus Criciúma, porém vislumbra-se a continuação do projeto para atender a comunidade em geral.

Biografia do Autor

Heloisa Nunes e Silva, IFSC Campus Criciúma

Área da Construção Civil

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

RESUMOS