EBULIÇÃO CONVECTIVA DA ÁGUA EM SISTEMA SOLAR COM CONCENTRADOR CILÍNDRICO PARABÓLICO

Autores

  • Aécio Luís Pickler Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victor César Pigozzo Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elaine Maria Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Júlio César Passos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Energias Renováveis, Concentrador Solar, Custo, Eficiência.

Resumo

A escassez de recursos e a crescente preocupação com os impactos causados por combustíveis fósseis para geração de energia têm provocado, nas últimas décadas, significativos investimentos em pesquisas na área de energias renováveis. A energia provida do sol contempla grande parte dessas pesquisas, sendo um de seus segmentos a geração através de concentradores cilíndrico parabólicos.

Biografia do Autor

Aécio Luís Pickler Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando do curso de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Atualmente trabalha em projetos de mestrado - Laboratórios de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia - LEPTEN/Boiling.

Victor César Pigozzo Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente cursando Mestrado na áre de ciências térmicas na mesma universidade.

Elaine Maria Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela mesma instituição (2010). Tem experiência na área de Física e na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Física Geral e em Ciências Térmicas, respectivamente. Atua principalmente nos seguintes temas: transferência de calor, ebulição nucleada, ebulição nucleada confinada. Atualmente atua como bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no projeto intitulado, Intensificação da Transferência de Calor com Mudança de Fase, Ebulição e Condensação em Processos de Conversão de Energia, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Júlio César Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

É engenheiro mecânico pela Escola Politécnica da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestre em engenharia mecânica pela COPPE-UFRJ (1984), com trabalho na área de energia eólica-aerodinâmica de rotores Darrieus, e doutor pela Universidade Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1989), com tese na área de transferência de calor com mudança de fase-ebulição convectiva. Atualmente é Professor Associado III, no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enga. Mecânica, biênio 2011-2013, função que também exerceu de 1998-2002. Foi vice-chefe do departamento (2004-2008). Coordenador do Projeto BRANETEC/CAPES, 2011-13, para o Curso de Enga. Mecânica da UFSC e a TuE-Universidade Técnica de Eindhoven, Holanda. Foi coordenador do BRAFITEC/CAPES, 2007-10, entre a UFSC e as cinco Escolas de Engenharia do INSA-Institut National des Sciences Appliquée da França. Tem ministrado disciplinas da área térmica: Transmissão do Calor, Termodinâmica e Fenômenos de Transporte e Energias Renováveis, na graduação, e Ebulição e Condensação, e Energia Eólica, na pós-graduação. Atua como pesquisador e orientador de mestrado, doutorado e de iniciação científica, nos seguintes temas: i) transferência de calor com mudança de fase - ebulição convectiva e ebulição nucleada em superfícies lisas, rugosas ou microaletadas, em espaços confinados e em micro canais; ii) condensação convectiva em microcanais; iii) medição de vazão de escoamentos bifásicos; iv) queda de pressão e distribuição de vazão em escoamentos água-ar no interior de microcanais; v) energia eólica e vi) ensino de termodinâmica. Em julho de 2010, ministrou a disciplina Fundamentos da Energia Eólica, como professor convidado da UFRN e do CTGAS-ER, no Curso de Especialização, oferecido em Natal-RN, sob a coordenação da UFRN. Em dezembro de 2010, ministrou o mini-curso Fundamentos da Ebulição e da Condensação, no ENCIT-2010, em Uberlândia-MG. Professor visitante do IUSTI-Universidade de Provence, em Marseille, em junho/julho 2011, do IMFT-Institut de Mécanique des Fluides de Toulouse-França, em janeiro/2009, e do CETHIL - Centre Thermique de Lyon, no INSA de Lyon-França, em 2001 e 2002. Eleito Vice-Presidente da ABCM, gestão 2009-2011. Com freqüência, tem sido convidado como revisor ad-hoc de trabalhos submetidos aos principais periódicos internacionais da área térmica. Foi um dos coordenadores do EBECEM-2008, I Econtro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico. Foi o chair da última Conferência Internacional sobre Transferência de Calor por Ebulição, a 7th ECI-ICBHT (www.boiling2009.com.br). Editor convidado do número especial do Experimental Thermal and Fluid Science/Boiling 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

RESUMOS