IDENTIFICAÇÃO DE FENÔMENOS PATOLÓGICOS NAS VEDAÇÕES VERTICAIS DA ESTRUTURA FÍSICA DO CAMPUS CRICIÚMA-SC

Autores

  • Heloisa Nunes e Silva IFSC Campus Criciúma
  • Lucas Scremin IFSC- Campus Criciúma
  • Luciléia Marcon IFSC- Campus Criciúma
  • Carlos Augusto Alves IFSC- Campus Criciúma
  • Kamila Biazoto IFSC- Campus Criciúma

Palavras-chave:

Escritório Modelo, Edificações, Patologia

Resumo

Uma edificação já construída pode vir a apresentar lesões em sua vedação vertical, as quais manifestam-se em partes específicas, tais como: fissura em revestimentos, mancha em pintura, descolamento de revestimento cerâmico.

No estudo da patologia precisa-se estabelecer a diferença entre o modelo idealizado e o identificado. O intervalo entre os dois configura-se como sendo o cenário patológico. As causas nem sempre são de fácil determinação, entretanto, o conhecimento das mesmas é de vital importância para a definição do tratamento adequado para a recuperação.(Bauer, 2008)

A vivência desse cenário patológico no IFSC Campus Criciúma levou a Direção do Campus a se preocupar com o desempenho do elemento em questão. A partir disto, solicitou-se ao Escritório Modelo do Curso de Edificações do IFSC Campus Criciúma realizar um mapeamento do fenômenos patológicos presentes nas vedações verticais dos Blocos 1, 2 e 3, Auditório e Fábrica.

Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar um relatório técnico identificando, reconhecendo e mapeando as patologias existentes nas vedações verticais da estrutura física das edificações do campus, remetendo-o ao setor de engenharia do IFSC/Florianópolis. Cabe ao Campus Criciúma informar as condições atuais das edificações, já as devidas diretrizes corretivas são de responsabilidade do setor de engenharia do IFSC/ Florianópolis.

Biografia do Autor

Heloisa Nunes e Silva, IFSC Campus Criciúma

Área da Construção Civil

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

RESUMOS