A FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL TENDO A ASTRONOMIA COMO ORGANIZADOR PRÉVIO

Autores

  • Geison João Eusébio Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Francisca Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Francisca Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Larissa Melo Morales Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Larissa Melo Morales Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Jenifer beterli Lima Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Jenifer beterli Lima Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Elis Regina Macedo Instituto Federal de Educão, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Elis Regina Macedo Instituto Federal de Educão, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Juliano André Lazzarotto Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Juliano André Lazzarotto Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Margarete Magagnin
  • Margarete Magagnin
  • Felipe Damasio Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Felipe Damasio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Palavras-chave:

Organizador Prévio, Astronomia, Ensino.

Resumo

O ensino de Física no fim do Ensino Fundamental normalmente se limita ao ensino de Matemática travestido de Cinemática. O estudo aqui relatado tentou romper esta situação ao apresentar a Física aos estudantes do fim do Ensino Fundamental auxiliado por um organizador prévio abordando questões que relacionavam Astronomia à sua cidade, seguidas de atividades potencialmente significativas.O projeto desenvolvido apresentou diversas contribuições, entre elas mudança de atitude da professora em relação ao ensino de física e ao aumento do IDEB nesta escola.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

RESUMOS