As diretrizes éticas para pesquisa com seres humanos: uma visão sobre o Comitê de Ética - Entrevista com Vanessa Luiza Tuono e Michael Ramos Nunes

Autores

Resumo

Desde o primeiro semestre de 2022, o Conselho Editorial do IFSC, em conjunto com a Coordenadoria de Publicações, vem promovendo a série formativa “Diálogos Acadêmicos”. A iniciativa tem por objetivo promover debates visando qualificar processos editoriais. As palestras são transmitidas pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de promover um intercâmbio com pesquisadores e leitores do Portal Periódicos do IFSC. A presente seção é um momento de conversa a respeito dos temas que foram abordados durante a palestra “Diálogos Acadêmicos: o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos”, com a participação de Vanessa Luiza Tuono e Michael Ramos Nunes do CEPSH/IFSC. Entender a missão e importância deste Comitê certamente contribuirá para a qualificação dos processos de desenvolvimento de pesquisa institucionais.

Vanessa Luiza Tuono, Bacharela em Enfermagem e Obstetrícia (EE-USP), Mestre em Epidemiologia e Saúde Pública (FSP - USP), Doutora em Enfermagem (PPGEN - UFSC e City London University). Membro do CEPSH/IFSC desde 2020 e atual coordenadora. Coordenadora do CT Enfermagem e Docente do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços – Campus Florianópolis.

Michael Ramos Nunes, Graduado e Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas, com Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do IFSC e membro do CEPSH/IFSC desde 2020. Atualmente atua como Coordenador-Adjunto do CEPSH/IFSC.

Nesta entrevista, Vanessa e Michael falam à Revista RTC sobre os aspectos essenciais da pesquisa com seres humanos de forma a garantir a proteção e o respeito aos direitos dos participantes envolvidos em estudos científicos por meio do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.16337

Biografia do Autor

Vanessa Luiza Tuono, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora do Câmpus Florianópolis do IFSC. 

Michael Ramos Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Câmpus Lages do IFSC. 

 

Clovis Antonio Petry, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor do Câmpus Florianópolis do IFSC. 

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

DIÁLOGOS ACADÊMICOS