É preciso refletir sobre texto acadêmico para além dos aspectos textuais - Entrevista com Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Autores

Resumo

Desde o primeiro semestre de 2022, o Conselho Editorial do IFSC, em conjunto com a Coordenadoria de Publicações, vem promovendo a série formativa “Diálogos Acadêmicos”. A iniciativa tem por objetivo promover debates virtuais visando qualificar processos editoriais. As palestras são transmitidas pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de promover um intercâmbio com pesquisadores e leitores do Portal Periódicos do IFSC. A presente seção é um espaço de diálogo para aprofundar alguns tópicos que surgiram no debate “Diálogos Acadêmicos: aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico”, conduzida pela Professora Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

Ana Paula é Doutora em Linguística, diretora-geral do IFSC - Câmpus Gaspar e líder do Grupo de Pesquisa em Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de Professores. Desenvolve pesquisas na área de letramentos/multiletramentos em língua materna, ensino e aprendizagem de língua portuguesa como primeira língua e língua de acolhimento, educação bilíngue e formação de professores. Ana fala à Revista RTC sobre os aspectos relacionados à produção do texto acadêmico, autoria, bem como a função social da pesquisa.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.3514

Biografia do Autor

Ana Cláudia Burmester, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT). Licenciada em Letras Português/ Inglês. Coordenadora de Pesquisa na Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSC.

Downloads

Publicado

2023-02-27