Responsabilidades sobre o plágio acadêmico

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Resumo

Desde o primeiro semestre de 2022, o Conselho Editorial do IFSC, em conjunto com a Coordenadoria de Publicações, vem promovendo a série formativa “Diálogos Acadêmicos”. A iniciativa tem por objetivo promover debates virtuais visando qualificar processos editoriais. As palestras são transmitidas pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de promover um intercâmbio com pesquisadores e leitores do Portal Periódicos do IFSC. A presente seção é um espaço de diálogo para aprofundar alguns tópicos que surgiram no debate “Diálogos Acadêmicos: o fantasma do plágio com a má conduta na escrita científica”, conduzido pelo Professor Eli Lopes da Silva.

 

Eli Lopes da Silva é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). É membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Editor de seção da revista Caminho Aberto, além de professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Eli fala à Revista RTC sobre os aspectos relacionados ao plágio acadêmico, o papel do docente na condução de seus orientandos, a influência de fatores externos que podem potencializar o plágio, bem como apresenta dicas práticas para combater essa conduta.

DOI: 10.35700/2316-8382.2022.v1n12.3501

Biografia do Autor

Charlene da Silva, Instituo Federal de Santa Catarina

Docente do Câmpus Florianópolis.

Presidenta do Conselho Editorial do IFSC.

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

DIÁLOGOS ACADÊMICOS