Levantamento de Avifauna: IFSC – Campus Florianópolis/SC

Autores

Palavras-chave:

Avistamento, Avifauna, Ecologia Urbana

Resumo

O monitoramento de avifauna é essencial para evidenciar o estado de preservação de um local, pois aves são consideradas bioindicadoras. Nos centros urbanos, áreas verdes como o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis servem de abrigo às aves. Objetivou-se conhecer a riqueza e abundância das espécies de avifauna nesta área. Foram estudadas três subáreas utilizando como método o avistamento. Totalizou-se 9 campanhas de coleta (14 horas de observação). Verificou-se uma riqueza de 28 espécies, abundância total de 1.336 espécimes e 7 espécies abundantes na área total estudada, incluindo exóticas e aves frequentes em áreas de mata. As espécies verificadas como abundantes com exclusividade nas subáreas A1 foram Furnarius rufus, Coereba flaveola e Passer domesticus; na subárea A2 Columba livia; e exclusivamente na subárea A3 foram Sporophila caerulescens e Estrilda astrild. As espécies Sicalis flaveola e Columbina talpacoti foram abundantes nas três subáreas. As ocorrências de espécies abundantes correlacionaram-se com as características de cada subárea. Ainda que a área do IFSC Campus Florianópolis não tenha sido planejada para atrair avifauna, observa-se que ela desempenha um papel importante na ecologia urbana da região. Com planejamento, há potencial de ampliar a função do campus como habitat para as aves da região.

Biografia do Autor

Jéssica Vilvert Klöppel, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Técnica em Meio Ambiente (IFSC) e Graduanda em Ciências Biológicas (UFSC).

Luise Maria Regis Poeschmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Florianópolis, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS).

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Florianópolis, Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACC).

Wanussa Bajorinas

Gestora Ambiental (UNIASSELVI) e Técnica em Meio Ambiente (IFSC).

Flávia Nau Tramonte, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Bióloga (Unifacvest), Esp. em Educação Ambiental (IFSC) e Técnica em Meio Ambiente (IFSC).

Débora Monteiro Brentano, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Bióloga, MSc. em Eng. Ambiental, Dra. em Ecologia e Professora do IFSC, Campus Florianópolis.

Downloads

Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

ARTIGOS