UMA PROVA CONTEMPORÂNEA PARA UM TEOREMA MILENAR

Autores

  • Beatriz Carla Koch
  • Ilca Maria Ferrari Ghiggi

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação, Teorema de Pitágoras, Softwares Matemáticos, GeoGebra, Ensino de Matemática

Resumo

A partir dos avanços tecnológicos é necessário que a escola se adapte a novas tecnologias e as leve para sala de aula, com intuito de facilitar o processo de aprendizagem dos educandos. No ensino de matemática, a utilização de tecnologias se torna muito necessário, já que muito estudantes consideram a matéria “chata”, assim o professor tenta tornar o ensino de matemática mais atrativo aos educandos, com a utilização de um ambiente de Geometria Dinâmica. Com o software GeoGebra, um ambiente de Geometria Dinâmica é possível apresentar de forma gráfica e interativa aos educandos aplicações matemáticas. A partir disso, pretende-se apresentar e demonstrar o Teorema de Pitágoras aos estudantes, com a utilização do software GeoGebra e também  da maneira clássica. Pretende-se também difundir a utilização de tecnologias para o ensino de matemática, buscando facilitar a compreensão dos estudantes sobre o assunto. Para isso, foi necessário o estudo do Teorema de Pitágoras e do software matemático, para construir animações que ilustrassem o mesmo e parametrizar parte dos “desenhos” a fim de conseguir a demonstração. Como resultado fora obtido duas animações que tornam o Teorema de Pitágoras válido. Espera-se com esta aplicação matemática, despertar o interesse dos educandos sobre o assunto e também pela matemática e que os professores busquem inovar o ensino com as tecnologias.

Biografia do Autor

Ilca Maria Ferrari Ghiggi

Doutora em Engenharia Elétrica

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS