ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA COMO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Atividades experimentais, Divulgação científica, Ensino de CiênciasResumo
O físico brasileiro Marcelo Glaiser nos lembra que: “[…] um dos aspectos mais belos da ciência é ela ser capaz de explicar quantitativamente fenômenos observados”. Este autor adverte ainda: “Lamentavelmente, ainda é possível para um aluno terminar a oitava série sem jamais ver algum fenômeno ligado às equações que ele ou ela estudou em classe”. (GLAISER, 2000, p.04). Neste cenário, surgiu este trabalho que relata a execução do projeto de extensão “A Física em Ação... e Reação”, que recebeu estudantes do Ensino Fundamental (EF) para uma visita guiada ao Laboratório de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), câmpus Criciúma, para observação, estudo, discussão e interação com diversos aparatos experimentais, além da realização de oficinas em que os alunos construíram seus próprios experimentos utilizando como matéria-prima materiais alternativos e de baixo custo. A execução do projeto teve como objetivo geral realizar a divulgação científica por meio de atividades experimentais interativas, lúdicas e alternativas, aproximando a comunidade externa do IFSC e do conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral