DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE FORMULAÇÕES DE BANANAS PASSAS PROVENIENTES DE CULTIVOS ORGÂNICO E CONVENCIONAL

Autores

  • Prof Rodrigues da Silveira
  • Daiana Henrique Maria IFC
  • Cecília Brasil Bigueline IFRS
  • Ocinéia de Faria
  • Maria Aparecida Cardoso Dassi
  • José Vitor Alves Silveira

Palavras-chave:

Qualidade, Musa sp, bolores, coliformes, leveduras

Resumo

Dada a importância sócio econômica da cultura da banana (Musa sp) para a agricultura familiar e devido a carência tecnológica verificada em nossa região, este trabalho teve por finalidades fomentar o desenvolvimento e consolidar a sustentabilidade dos pequenos produtores da região, que necessitam aperfeiçoar suas técnicas de produção para viabilizar suas condições financeiras. Em nossa região a exploração agropecuária de produtos convencionais ou orgânicos tem sofrido severas limitações tecnológicas, devido a adoção de processos de industrialização sem uma completa definição de parâmetros, que permitam a racionalização da produção e garanta segurança alimentar ao consumidor. Em geral, a vida útil dos produtos industrializados pode ser estimada por analise da contaminação da matéria-prima. Neste trabalho, realizamos a avaliação microbiológica de bananas passas, provenientes de cultivos orgânico e convencional, comercializadas na região Sul catarinense.

 

METODOLOGIA

Foram utilizadas bananas das cultivares prata e maçã de cultivo orgânicos e convencional, adquiridas no comércio local de Criciúma/SC. No setor da Agroindústria de produtos de origem vegetal do IFC, as bananas foram higienizadas em solução de cloro (50 ppm), descascadas e imersas em solução antioxidante contendo 4% de ácido cítrico e 1% de ácido ascórbico. Em seguida foram drenadas, colocadas em bandejas previamente higienizadas com álcool etílico hidratado e conduzidos a estufa de secagem, em uma temperatura de 65°C, por um período de 21 horas. As bananas passas obtidas foram encaminhadas ao laboratório de microbiologia do Instituto de Alimentos-IALI da Universidade do Extremo Sul Catrinense-UNESC para a realização do diagnóstico da qualidade microbiológica. A análise de coliformes termorresistentes (a 45°C) foi realizada de acordo com a AFNOR 3M 01\2-09\89. A análise de coliformes totais conforme a AOAC 998.08\AOAC 991.14\AOAC986.33. E a pesquisa de bolores e leveduras seguiu a metodologia proposta pela ISSO 21257-1 e 2\2008.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Tabela 01 - Resultados microrganismos em formulações de bananas passas (UFC\g)

 

Biografia do Autor

Prof Rodrigues da Silveira

Departamento de Desenvolvimento do Ensino.

Downloads

Publicado

2013-11-25

Edição

Seção

RESUMOS