PROMOÇÃO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO DA PROMOÇÃO NO MEIO DIGITAL

Autores

  • Francisco Mallmann Teston
  • Jéssica Zanelato Soares

Palavras-chave:

marketing, promoção, e-commerce, Facebook Ad, Google AdWords

Resumo

A seleção da ferramenta de promoção do produto para o cliente é fator importante para a consolidação do composto de Marketing em uma organização e deve possuir uma análise fundamentada quanto ao seu uso num meio de alta volatilidade mercadológica como o digital. Com o objetivo de definir a ferramenta com melhor relação custo-benefício para a promoção de uma marca de comércio eletrônico na internet foi realizada uma pesquisa exploratória a partir de análise documental em bibliografia e de um estudo de caso com base em relatórios comparativos do site de comércio eletrônico Duelo de Centavos. Como resultado, obteve-se que um quarto dos acessos ao e-commerce é realizado através da ferramenta Google AdWords e que durante a campanha promocional realizada no Facebook 8% foi proveniente da rede social, enquanto a página no da empresa possuiu 1296 cliques. A partir dos resultados, pode-se considerar que a ferramenta mais eficaz é a Facebook Ad, pois com menores gastos atingiu um maior número de cliques, enquanto a Google AdWords mostrou-se mais eficiente por necessitar de menos publicações para gerar cada clique. Além disso, mostra-se que a ferramenta do Facebook se torna mais eficaz para a divulgação da marca, pois atrai clientes que acompanharão a marca através de seus perfis na comunidade virtual.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS