CIÊNCIA DOS SUPER-HERÓIS COMO ORGANIZADOR PRÉVIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Francisca Pereira
  • Felipe Damasio
  • Margarete Magagnin

Palavras-chave:

Desenho, aprendizagem significativa

Resumo

Não é novidade que o ensino de Física em todos os níveiscarece de urgentes modicações uma dessas que pode semais se de o uso ficção cientifica na educação de física.O ensino de ciência nas escolas necessita renovar seusmétodos de ensinar, para que o processo de ensinoaprendizagemcomece à menos tradicional e utilizerecursos didáticos e motivadora para os alunos. É muitoimportante inovar, mesmo com ferramentas simples e defácil acesso adaptando o ensino para uma melhorconstrução da aprendizagem do aluno. De acordo Piassee Pietrocola (2009) a ficção cientifica tem sua própriamaneira de falar sobre ciência, que é uma maneira quenão encontramos mesmo em outras expressõesficcionais. O mundo da ficção científica está cheio deaventuras, romance, heróis, vilões, anti-heróis ondeocorre uma influência em crianças e adolescentes.Criando uma vínvulo entre conhecimento, realidade eficção onde ocasiona interação com os conhecimentosprévios dos alunos possuem ao novo conceito. De acordocom Ausubel, aprender significativamente o novo conceitodeve ser ancorado em conceitos já existentes na estruturacognitiva do aluno, o material didático deve serpotencialmente significativo e o mais importante é que oaluno precisa ter disposição para aprender.

De acordo com Moreira unidade de ensinoPotencialmente significativa são uma proposta deconstrução de sequência didática fundamentada na teoriada aprendizagem significativa. “Partindo das premissas deque não há ensino sem aprendizagem, de que o ensino éo meio e a aprendizagem é o fim, essa sequência éproposta como unidade de ensino potencialmentesignificativa”. Abordamos como organizadores préviosdesenhos animados no primeiro momento da aula, comoos dá como décima quarta temporada dos Simpson, PicaPau “Surf muito louco” e “o pirata”. Sempre procurrelacionar o que acontece no desenho foram desevolvidasatividades compativeis em algumas etapas (I) vídeo dodesenho, (II) experiências com relação os conceitosabordados no vídeo, (III) aula teórica com auxílio doPower point explicando temas físicos abordados desenho,(IV) exercícos, trabalho, como meio de avaliação.

Os resultados parciais monstram que utilizando todas asetapas os dicentes se sente dispostos em aprender. Isso indica que uma dascondições para que ocorra aprendizagem significativa, apré-disposição em apreender, foi alcançada.

Para atingir a segunda condição, que o material sejapotencialmente significatico, demos continuidade comaulas teoricas realizadas perguntas sobre os novosconceitos abordados realacionando apartir do que osdiscentes já sabiam.

O trabalho continua ao decorrer dos próximos semestres,com novos desenhos para proporcionados maiorcompreensão deles. Desenvolvendo uma aprendizagemmotivadora e que possibilita despertar o interesse doaluno em aprender novos conceitos e perceber que aFísica não está somente na sala de aula, mas no seucotidiano. Para por interagir ainda mais com os alunoscriamos uma página no facebook, onde postamosmaterial istrucional e os alunos podem interagir com elemesmo e como os professores. O endereço é“https://www.facebook.com/LaboratorioPortasDaCiencia”

 

Downloads

Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

RESUMOS