A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES

Autores

  • Jane Helen Gomes Lima Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Ana Paula Pruner de Siqueira Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá
  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Aulas práticas, Construção do conhecimento

Resumo

A falta de interesse dos alunos pelas aulas de Ciências é algo muito comum. Isso pode ser atribuído ao fato dos professores primarem por uma prática tradicional, sem relacionar o conteúdo abordado com o cotidiano dos alunos. As aulas práticas podem ser uma alternativa para superar esse desafio, pois permitem ao aluno significar o que está sendo ensinado, assim como relacioná-lo com o cotidiano. Com o objetivo de verificar a utilização de aulas práticas por professores de Ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Araranguá (SC) foi realizada uma entrevista semiestruturada com sete professores de Ciências, cada um de uma escola. A maioria dos professores utilizam aulas práticas, de forma mensal, e acreditam que esse recurso auxilia na aprendizagem. As dificuldades encontradas para a realização das aulas práticas são: a falta de tempo para organizar a aula, a ausência de espaço adequado, o grande número de alunos por sala e a falta de formação adequada para o uso desse recurso didático. A busca por iniciativas que visem aumentar a utilização de aulas práticas no ensino de Ciências se faz urgente, uma vez que os professores desse estudo raramente a utilizam, ou até mesmo não fazem uso.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS