A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Aulas práticas, Construção do conhecimentoResumo
A falta de interesse dos alunos pelas aulas de Ciências é algo muito comum. Isso pode ser atribuído ao fato dos professores primarem por uma prática tradicional, sem relacionar o conteúdo abordado com o cotidiano dos alunos. As aulas práticas podem ser uma alternativa para superar esse desafio, pois permitem ao aluno significar o que está sendo ensinado, assim como relacioná-lo com o cotidiano. Com o objetivo de verificar a utilização de aulas práticas por professores de Ciências do ensino fundamental da rede pública do município de Araranguá (SC) foi realizada uma entrevista semiestruturada com sete professores de Ciências, cada um de uma escola. A maioria dos professores utilizam aulas práticas, de forma mensal, e acreditam que esse recurso auxilia na aprendizagem. As dificuldades encontradas para a realização das aulas práticas são: a falta de tempo para organizar a aula, a ausência de espaço adequado, o grande número de alunos por sala e a falta de formação adequada para o uso desse recurso didático. A busca por iniciativas que visem aumentar a utilização de aulas práticas no ensino de Ciências se faz urgente, uma vez que os professores desse estudo raramente a utilizam, ou até mesmo não fazem uso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral