As vitrinas da cidade: uma análise nos pontos de venda de artigos do vestuário de Gaspar
Palavras-chave:
Vitrinas, Lojas de roupas, GasparResumo
Este estudo tem o objetivo de traçar um diagnóstico acerca das vitrinas das lojas de roupas localizadas no centro da cidade de Gaspar, localizada na região do Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada constitui-se das seguintes etapas: revisão bibliográfica, entrevistas, registros fotográficos e análise de dados. A vitrina é uma importante ferramenta estratégica para as empresas do comércio, sendo comparada, por alguns autores, a um vendedor, que está constantemente a serviço da empresa. Na maioria das lojas estudadas, o profissional responsável pela montagem da vitrina não tem formação específica na área. Outro ponto observado é a não observância de várias regras de composição e utilização de cores nas vitrinas. Além desses aspectos, os espaços apresentam iluminação insuficiente. Apesar disso, os entrevistados têm consciência da importância da vitrina, pois ela atrai o consumidor para a loja. Pode-se concluir que há uma forte contradição entre as opiniões manifestadas pelos proprietários, gerentes e atendentes das lojas e a prática observada. Sugere-se a capacitação dos profissionais responsáveis pelas vitrinas através de cursos e disponibilização de materiais pertinentes ao tema. Pode-se também, a partir de pesquisas futuras, elaborar e distribuir materiais de apoio para elaboração de vitrinas para o comércio da cidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2013-11-29
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral