As vitrinas da cidade: uma análise nos pontos de venda de artigos do vestuário de Gaspar

Autores

  • Crislaine Gruber IFSC
  • Rosane Frida Biz das Neves IFSC

Palavras-chave:

Vitrinas, Lojas de roupas, Gaspar

Resumo

Este estudo tem o objetivo de traçar um diagnóstico acerca das vitrinas das lojas de roupas localizadas no centro da cidade de Gaspar, localizada na região do Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada constitui-se das seguintes etapas: revisão bibliográfica, entrevistas, registros fotográficos e análise de dados. A vitrina é uma importante ferramenta estratégica para as empresas do comércio, sendo comparada, por alguns autores, a um vendedor, que está constantemente a serviço da empresa. Na maioria das lojas estudadas, o profissional responsável pela montagem da vitrina não tem formação específica na área. Outro ponto observado é a não observância de várias regras de composição e utilização de cores nas vitrinas. Além desses aspectos, os espaços apresentam iluminação insuficiente. Apesar disso, os entrevistados têm consciência da importância da vitrina, pois ela atrai o consumidor para a loja. Pode-se concluir que há uma forte contradição entre as opiniões manifestadas pelos proprietários, gerentes e atendentes das lojas e a prática observada. Sugere-se a capacitação dos profissionais responsáveis pelas vitrinas através de cursos e disponibilização de materiais pertinentes ao tema. Pode-se também, a partir de pesquisas futuras, elaborar e distribuir materiais de apoio para elaboração de vitrinas para o comércio da cidade.

Biografia do Autor

Crislaine Gruber, IFSC

Professora do Câmpus Gaspar/Área do Vestuário.

Bacharel em Moda pela UDESC e mestranda em Design pela UDESC.

Rosane Frida Biz das Neves, IFSC

Técnica em Vestuário pelo IFSC, Câmpus Gaspar.

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Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS