Oficina matemática: do Brincar ao aprender

Autores

  • Eder De Pieri Borati IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina
  • Morgana da Rosa Vieira IFSC -INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA/TUBARÃO
  • Beatriz de Freitas Joaquim IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina/Tubarão
  • César Augusto Costa Silva IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina/Tubarão

Palavras-chave:

ensino de matemática, aprendizagem significativa., ludicidade, extensão

Resumo

A oficina Do Brincar ao Aprender foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Atividade
de Extensão e Estágio Supervisionado, com o objetivo de demonstrar que a matemática pode ser
aprendida de forma leve, criativa e significativa. As ações ocorreram em uma Fundação Educacional,
no município de Tubarão (SC), envolvendo crianças de 6 a 12 anos em atividades lúdicas e
interativas. As propostas incluíram jogos e desafios como Torre de Bolinhas, Pescaria Junina e
Corrida dos Códigos, que exploraram as quatro operações matemáticas em contextos de brincadeira
e cooperação. A metodologia baseou-se em aprendizagens significativas, utilizando materiais
recicláveis e situações-problema que promoveram o raciocínio lógico e o protagonismo infantil. Os
resultados evidenciaram maior engajamento e compreensão dos conceitos matemáticos, além do
fortalecimento da autonomia e do trabalho em grupo. Conclui-se que o uso de metodologias ativas em
ambientes não formais amplia as possibilidades de ensino, tornando a matemática mais próxima e
encantadora para os estudantes.

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Publicado

2025-11-15

Edição

Seção

TUBARÃO