Oficina matemática: do Brincar ao aprender
Palavras-chave:
ensino de matemática, aprendizagem significativa., ludicidade, extensãoResumo
A oficina Do Brincar ao Aprender foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Atividade
de Extensão e Estágio Supervisionado, com o objetivo de demonstrar que a matemática pode ser
aprendida de forma leve, criativa e significativa. As ações ocorreram em uma Fundação Educacional,
no município de Tubarão (SC), envolvendo crianças de 6 a 12 anos em atividades lúdicas e
interativas. As propostas incluíram jogos e desafios como Torre de Bolinhas, Pescaria Junina e
Corrida dos Códigos, que exploraram as quatro operações matemáticas em contextos de brincadeira
e cooperação. A metodologia baseou-se em aprendizagens significativas, utilizando materiais
recicláveis e situações-problema que promoveram o raciocínio lógico e o protagonismo infantil. Os
resultados evidenciaram maior engajamento e compreensão dos conceitos matemáticos, além do
fortalecimento da autonomia e do trabalho em grupo. Conclui-se que o uso de metodologias ativas em
ambientes não formais amplia as possibilidades de ensino, tornando a matemática mais próxima e
encantadora para os estudantes.