Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-11-15. Leia a versão mais recente.

Aprendendo Matemática com Jogos de Tabuleiro

Autores

  • Paula Galvão IFSC
  • Cesar Augusto Costa da Silva Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

espaço de educação não formal;, jogos de tabuleiro;, aprendizado de matemática;

Resumo

Este texto busca tratar do relato de uma atividade de extensão do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Tubarão, realizada em um Centro de Ensino, localizado na cidade de Laguna, constituído como um espaço de educação não formal que se dedica ao cuidado e desenvolvimento de crianças em vulnerabilidade social. Destaca-se que um dos maiores desafios pedagógicos desse Centro de Ensino é a dificuldade dos alunos com as operações básicas da matemática. Para enfrentar esse desafio, foi estruturada a atividade "Aprendendo Matemática com Jogos de Tabuleiro", direcionada a alunos de 9 a 11 anos. A proposta teve como objetivo estimular o raciocínio lógico e ensinar conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa. A metodologia consistiu em dividir os alunos em pequenos grupos para que pudessem aprender e jogar jogos de tabuleiro estratégicos, como "Batalha dos Submarinos" para trabalhar coordenadas cartesianas; "Blokus", para geometria; e "Forças Unidas", para lógica. Essa iniciativa se alinha perfeitamente aos objetivos de aplicar conhecimentos que unem teoria e prática e de promover o desenvolvimento das crianças. Ao utilizar os jogos como ferramenta pedagógica, a atividade buscou superar uma dificuldade de aprendizagem específica de maneira engajadora, promovendo também o pensamento crítico e a socialização entre os alunos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Costa da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciando em Matemática IFSC Campus Tubarão.

Publicado

2025-11-15

Versões

Edição

Seção

TUBARÃO