Impacto da prática de artes marciais na coordenação motora e função executiva
Palavras-chave:
Formação geral;, artes marciais;, coordenação motora;, função executiva;, desenvolvimento infantil;, atenção.Resumo
O desenvolvimento infantil é influenciado por múltiplos fatores que envolvem dimensões cognitivas, motoras, afetivas e sociais. As práticas corporais, particularmente as artes marciais, têm demonstrado contribuição significativa para o aprimoramento da coordenação motora e das funções executivas, como atenção, autocontrole e flexibilidade cognitiva. O presente estudo tem como objetivo verificar a influência da prática de artes marciais sobre variáveis cognitivas e motoras em crianças de 7 a 11 anos. Trata-se de um estudo quantitativo, com amostra composta por 51 crianças, sendo 23 praticantes de artes marciais e 28 praticantes de outras modalidades esportivas. Foram aplicados testes de atenção por cancelamento (TAC), trilhas A e B, avaliação antropométrica e teste de coordenação motora KTK. Os resultados evidenciaram desempenho superior do grupo de artes marciais em parâmetros de coordenação motora (106.08±16.88 vs. 89.96±10.77, p<0,01) e função executiva, especialmente na velocidade de processamento e controle inibitório. Conclui-se que a prática de artes marciais exerce impacto positivo sobre a coordenação motora e o funcionamento executivo infantil, reforçando a importância pedagógica destas modalidades para o desenvolvimento integral.