Matemática no supermercado

experimentações na Feira de Inovação do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

  • Frederico Marques Reis de Brito
  • Eli Lopes da Silva Instituto Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2950-8938
  • Luzitânia Dall'Agnol
  • Gabriely da Silva Rodrigues
  • Marcio Moreno Nunes

Palavras-chave:

educação Matemática, extensão, literacia financeira, raciocínio proporcional, aprendizagem não-formal

Resumo

O presente trabalho descreve uma ação de extensão vinculada ao projeto “Clube de Matemática – produção e publicação de vídeos sobre temas e problemas interessantes” (PJ052-2025), do curso técnico em Logística do IFSC Caçador, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a aplicação de conceitos matemáticos em contextos reais. Buscou-se investigar de que forma a produção de vídeos e a criação de um estande na Feira de Inovação do SEPEI 2025, intitulado Educação Matemática não-formal: o supermercado como espaço de aprendizagem, poderiam promover o envolvimento da comunidade com a Matemática cotidiana. A atividade consistiu em propor problemas contextualizados em situações de compra e consumo, envolvendo cálculo de preço unitário, proporções, taxas e descontos, com o apoio da plataforma Classtime e vídeos explicativos. Os resultados indicaram que problemas mais simples, com operações diretas, tiveram maior taxa de acertos, enquanto os que exigiam raciocínio proporcional apresentaram maior dificuldade, confirmando evidências da literatura sobre os desafios cognitivos desse tipo de tarefa. A experiência evidenciou o potencial de práticas não-formais para o desenvolvimento da literacia financeira e do raciocínio matemático em contextos significativos para os participantes.

Biografia do Autor

Eli Lopes da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação (UFSC)

Mestre em Educação (PUC Minas)

Bacharel em Ciência da Computação (PUC Minas)

Publicado

2025-11-12

Edição

Seção

CAÇADOR