Conectando Saberes

Conhecimentos interdisciplinares aplicados em desafios de torneios de Robótica

Autores

  • Adriana Salvador Zanini ifsc
  • Charlotte Christine Siqueira Araujo
  • Érika Machado
  • Laryssa de Campos Bertulino
  • Taynara Cerigueli Dutra

Palavras-chave:

robótica educacional; aprendizagem interdisciplinar; STEM; apredizagem por projetos;

Resumo

A robótica educacional tem se consolidado como estratégia capaz de integrar teoria e prática, promovendo aprendizagem interdisciplinar em STEM. Este estudo descreve uma experiência pedagógica de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida no ensino técnico integrado, baseada em metodologias ativas e aprendizagem por projetos. O projeto envolveu planejamento, capacitação e exploração de conteúdos pelos alunos, que construíram e programaram robôs, desenvolveram estratégias próprias e aplicaram desafios pedagógicos com estudantes do Projeto PartiuIF, do 9º ano de escolas de Caçador, em aulas complementares de física e matemática no IFSC. As atividades estimularam autonomia, resolução de problemas e trabalho colaborativo, permitindo a integração de conceitos teóricos com situações práticas. Os resultados evidenciaram aumento da motivação, da compreensão conceitual e do desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, criatividade, comunicação e colaboração. A experiência demonstra o potencial da robótica como ferramenta de engajamento e aprendizagem significativa, aproximando conteúdos acadêmicos da realidade dos alunos e promovendo protagonismo estudantil.

Publicado

2025-11-12

Edição

Seção

CAÇADOR