Face sensing como ferramenta lúdica: desenvolvimento do jogo educacional "Mentes Azuis" para conscientização sobre a cultura oceânica

Autores

  • Beatriz Vitória Bratti Lamp IFSC - Câmpus Xanxerê
  • Renata Menegat Lange IFSC - Câmpus Xanxerê
  • Eduardo Henrique Fabiani Alves da Silva IFSC - Câmpus Xanxerê
  • Thomas Lucas Irigoite Barroco

Palavras-chave:

Informática, tecnologia, educação, gamificação, cultura oceânica

Resumo

O presente trabalho propõe o desenvolvimento do jogo educativo “Mentes Azuis”, que incorpora recursos de inteligência artificial com tecnologia de Face Sensing para oferecer informações complementares sobre o tema e estimular o engajamento do jogador. Com o intuito de ampliar a acessibilidade, as falas introdutórias do personagem contam com narração em áudio. O desenvolvimento foi realizado na plataforma RAISE Playground, utilizando programação em blocos. Dessa forma, a aplicação reúne elementos lúdicos e interativos voltados à conscientização sobre a cultura oceânica, destacando a relevância da preservação dos mares diante de ameaças como a poluição e a exploração de recursos naturais. Assim, o projeto articula tecnologia, educação ambiental e entretenimento, promovendo o engajamento dos jogadores e a adoção de práticas sustentáveis.

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

XANXERÊ