Produção de materiais didáticos de química usando impressão 3D

Autores

  • Andreia Medianeira Pedrolo Weber da Silva IFSC
  • Brendha Vitória Lemes
  • Isabela Cristina Sverevitch
  • Jamille Valéria Piovesan
  • Leandro Espíndola
  • Sara Vitória Trevizol Dalle Laste

Palavras-chave:

formação geral, ensino de química, impressão 3D, materiais didáticos, corte a laser

Resumo

A utilização da tecnologia de impressão 3D no ensino de Química tem se mostrado uma estratégia eficaz para abordar conteúdos abstratos por meio de recursos visuais e manipuláveis. O presente trabalho teve como objetivo planejar, produzir e aplicar materiais didáticos tridimensionais voltados ao ensino da química em escolas públicas do município de Xanxerê. A metodologia envolveu a modelagem dos materiais e a impressão 3D dos mesmos, além da aplicação de acabamentos para melhorar a qualidade visual e tátil dos modelos. Além disso, foi utilizada a máquina de corte CNC a laser para a confecção de caixas para armazenamento do material didático. Para melhor orientação dos professores e dos alunos foram produzidos folders explicativos junto a cada material obtido. Os resultados parciais indicam que os modelos facilitaram a visualização da organização eletrônica dos átomos e a representação das ligações químicas covalentes e geometria das moléculas, promovendo assim uma maior compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. A entrega dos kits às escolas públicas, juntamente com o uso em sala de aula, reforça o potencial inclusivo e didático, especialmente para estudantes com dificuldades de aprendizagem. Conclui-se que os materiais desenvolvidos contribuem para um ensino mais significativo, interativo e acessível, ao mesmo tempo em que fortalecem a formação técnica e cidadã dos estudantes envolvidos no projeto.

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

XANXERÊ