Quem são os alunos dos cursos técnicos integrados no IFSC?
Palavras-chave:
georreferenciamento; perfil socioeconômico; leitura; educação técnica; inclusãoResumo
O projeto tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC Câmpus Caçador. Por meio de um questionário elaborado no Google Forms, buscou-se compreender as condições socioeconômicas, os hábitos de leitura e os meios de acesso ao câmpus, correlacionando esses dados à distribuição espacial dos estudantes. As informações coletadas possibilitaram o desenvolvimento de um sistema WEB-SIG, que integra dados geográficos e estatísticos, permitindo a visualização da relação entre variáveis socioeconômicas e o índice de leitura, além de subsidiar ações de permanência, êxito e inclusão estudantil. A pesquisa identificou correlações fracas entre o nível de escolaridade dos responsáveis, renda familiar e hábitos de leitura dos discentes, sugerindo que esses fatores exercem pouca influência direta sobre o comportamento leitor. Os resultados, no entanto, fornecem subsídios importantes para a formulação de políticas institucionais voltadas à melhoria do desempenho acadêmico e ao fortalecimento das práticas de leitura no ambiente escolar.