Quem são os alunos do ensino superior no IFSC Caçador?
Palavras-chave:
Análise do perfil dos estudantes, geoprocessamento, análise socioeconômica, permanência e êxitoResumo
O projeto foi desenvolvido a partir da coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos alunos ingressantes do ensino superior do Instituto Federal de Santa Catarina (Câmpus Caçador). O levantamento buscou identificar o perfil socioeconômico, educacional e geográfico desses estudantes, visando compreender as condições de acesso e permanência no ensino superior. As informações obtidas serviram de base para a criação de um sistema WebSIG, capaz de representar espacialmente a distribuição dos alunos em relação ao câmpus, suas rotas de deslocamento e as barreiras geográficas que enfrentam. A análise dos dados, cruzada com indicadores socioeconômicos, permite desenvolver políticas institucionais voltadas à equidade, permanência e êxito estudantil. O projeto, de caráter censitário e descritivo, reforça a importância de integrar geotecnologias ao planejamento educacional, oferecendo suporte para decisões estratégicas e inclusivas.