Análise dos Currículos dos Cursos de Engenharia de Produção Ofertados pelos Institutos Federais
Palavras-chave:
Projeto Pedagógico de Curso; Engenharia de Produção; Institutos Federais; ABEPRO.Resumo
Os currículos dos cursos de Engenharia de Produção, em sua maioria, seguem as áreas estabelecidas pela ABEPRO nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Entretanto, observam-se diferenças significativas na forma como os componentes curriculares são distribuídos e nas cargas horárias destinadas a cada área de atuação. Nesse contexto, o presente estudo teve como propósito analisar os currículos dos cursos de Engenharia de Produção ofertados pelos Institutos Federais, tomando como referência as áreas propostas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) definidas pela Resolução CNE/CES nº 02/2019. A análise dos dados foi conduzida a partir da organização e sistematização das informações extraídas dos PPCs, com foco nas cargas horárias atribuídas às disciplinas que compõem cada área de conhecimento da Engenharia de Produção, conforme a classificação da ABEPRO. O mapeamento dos documentos possibilitou identificar as especificidades de cada curso, quantificar o número de docentes atuantes por área e subsidiar o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas a essas demandas. Além disso, verificou-se que fatores regionais e os arranjos produtivos locais exercem influência significativa na definição das especializações e na composição dos conteúdos específicos dos cursos de Engenharia de Produção ofertados pelos Institutos Federais.