Uso do Aplicativo MonitorAR e a Poluição Atmosférica: um relato de experiência no Curso Técnico em Meio Ambiente
Palavras-chave:
Poluição atmosférica, monitoramento da qualidade do ar, monitorar, ensino técnicoResumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso do aplicativo MonitorAR como ferramenta didática no ensino técnico, voltado ao estudo da poluição atmosférica por alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Florianópolis. O objetivo foi promover a compreensão da poluição atmosférica e seus efeitos nos ecossistemas, na saúde humana e no equilíbrio climático. Por meio do aplicativo, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), os alunos realizaram comparações entre dados coletados em um período de 24 horas e os padrões de qualidade do ar estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 506/2024. A análise evidenciou a desigualdade na distribuição territorial das estações de monitoramento e lacunas na disponibilidade de dados em determinados horários, o que dificultou a avaliação das variações diárias na concentração de poluentes. O projeto também incluiu uma visita técnica ao Laboratório de Controle da Qualidade do Ar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), proporcionando a vivência prática dos conceitos estudados. A experiência integrou aspectos teóricos, práticos e tecnológicos, ampliando o entendimento dos estudantes e destacando o potencial dos recursos digitais no ensino.