Oficinas de programação e robótica para jovens em vulnerabilidade social: relato e impactos de um projeto de extensão
Palavras-chave:
extensão; programação; robótica; eletrônica; jovens.Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão voltado à introdução à programação e robótica educacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Realizado em parceria com uma instituição de educação não formal, o projeto contou com a participação de estudantes do Curso Técnico Integrado em Eletrônica do campus Florianópolis, que atuaram como monitores e ministrantes sob orientação docente. As oficinas foram desenvolvidas em encontros presenciais e abordaram circuitos elétricos, algoritmos, programação física com simulações e implementações utilizando a plataforma Arduino. As atividades foram avaliadas qualitativamente por meio de observações, registros e questionário final. Os resultados indicam alto engajamento, aprendizagens em eletrônica e pensamento computacional, além do potencial das ferramentas digitais utilizadas. Apesar do impacto social percebido, observou-se pouca expectativa dos participantes em relação à área tecnológica. O projeto reforça o papel da extensão como componente formativo integrado, promovendo inclusão digital e desenvolvimento de competências técnicas e sociais no público atingido.