Percepção ambiental dos terceirizados de limpeza do IFSC Câmpus Florianópolis sobre resíduos sólidos urbanos: uma proposta de educação ambiental

Autores

  • Daniel Cândido Miranda Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis
  • Helena Maria Barbosa Santos Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis
  • Risla Moraes Zuanazzi Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis
  • Ritchelle de Souza Les Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis
  • Larissa Pinheiro de Melo Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis
  • Marizete Bortolanza Spessatto Instituto Federal de Santa Catarina - Florianópolis

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, Percepção ambiental, Terceirizados de serviços gerais, Instituto Federal

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de Educação Ambiental (EA) elaborada durante o  terceiro (3°) módulo do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Florianópolis. O objetivo foi diagnosticar a percepção ambiental dos terceirizados dos serviços gerais do IFSC, responsáveis pela coleta dos resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos do câmpus. A metodologia seguiu a abordagem quali-quantitativa com caráter participativo, inspirada nos princípios de pesquisa-ação. O levantamento de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, respondido por 20 terceirizados de limpeza. Os dados qualitativos foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Verificou-se que 60% dos sujeitos afirmaram ter recebido orientação sobre a separação e destinação correta dos resíduos e 40% não tiveram essa orientação. A partir deste diagnótico, foram elaboradas estratégias de educação ambiental, voltadas à sensibilização e formação desses trabalhadores, culminando na produção de materiais educativos, um vídeo e um gibi, que abordaram o percurso dos resíduos sólidos e a importância da separação correta. A iniciativa contribuiu para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 – Educação de Qualidade, evidenciando o potencial da EA em promover o diálogo, a escuta ativa, a construção coletiva de saberes e o fortalecimento de uma cultura institucional comprometida com a sustentabilidade.

 

Downloads

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS