Oficina de Blender para Criação de Ambientação de Produtos como Ferramenta no Design

Autores

  • ANNA CLARA MULLER PADILHA IFSC
  • ISADORA RODRIGUES MARQUES
  • SERGIO HENRIQUE PRADO SCOLARI

Palavras-chave:

cenários virtuais, renderização, software gratuito, modelagem 3D

Resumo

Este artigo relata a experiência da "Oficina de Blender para criação de ambientação para produtos" , uma atividade de duas horas de duração voltada para a capacitação em ferramentas  de modelagem 3D digital realizada no Laboratório de Desenvolvimento de Produto para o curso de Design do IFSC Câmpus Florianópolis. A oficina apresentou os fundamentos do software Blender, juntamente com outros sites e bibliotecas arquivos, para a criação de cenários virtuais para a apresentação de produtos. A metodologia envolveu uma abordagem teórico-prática que envolveu a introdução à interface e a importação de objetos 3D. Na sequência, foram abordadas as técnicas de dimensionamento e posicionamento de elementos , a configuração de um fundo colorido para o cenário e a adição de fontes de luz , culminando no processo de renderização para salvar a cena como uma imagem final. Para avaliar a eficácia da oficina, foi aplicado um questionário antes e depois da atividade, focando na percepção de conhecimento e confiança dos participantes. Os resultados indicam uma evolução positiva no entendimento sobre o software e um aumento na confiança para sua utilização.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS