Inclusão Feminina nas Áreas STEM por Meio da Nanotecnologia e dos Cosméticos

Autores

  • Laura de Souza Sehnem Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Eli Bazzi Gasparini
  • Jamilly Vitória de Souza Borges
  • Maria Eduarda Flores de Souto
  • Ritheli Bercheli
  • Berenice da Silva Junkes
  • Renata Pietsch Ribeiro

Palavras-chave:

educação científica, STEM, mulheres

Resumo

O presente projeto  visou promover a inclusão de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), combatendo desigualdades de gênero e étnico-raciais por meio da produção de cosméticos e da pesquisa em nanotecnologia. Desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a empresa Nanoscoping, o projeto foi implementado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em cinco escolas públicas da Grande Florianópolis. As atividades contemplaram oficinas, palestras e visitas técnicas, incluindo a fabricação de cosméticos com nanotecnologia, síntese de aromas artificiais e reflexões sobre o papel das mulheres negras na ciência, com ênfase na integração e engajamento das participantes. Os resultados preliminares indicam avanços na familiarização das estudantes com práticas laboratoriais, aumento do interesse pelas áreas STEM e maior conscientização sobre questões de gênero e raça no contexto científico.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS