Inclusão Feminina nas Áreas STEM por Meio da Nanotecnologia e dos Cosméticos
Palavras-chave:
educação científica, STEM, mulheresResumo
O presente projeto visou promover a inclusão de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), combatendo desigualdades de gênero e étnico-raciais por meio da produção de cosméticos e da pesquisa em nanotecnologia. Desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a empresa Nanoscoping, o projeto foi implementado para estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em cinco escolas públicas da Grande Florianópolis. As atividades contemplaram oficinas, palestras e visitas técnicas, incluindo a fabricação de cosméticos com nanotecnologia, síntese de aromas artificiais e reflexões sobre o papel das mulheres negras na ciência, com ênfase na integração e engajamento das participantes. Os resultados preliminares indicam avanços na familiarização das estudantes com práticas laboratoriais, aumento do interesse pelas áreas STEM e maior conscientização sobre questões de gênero e raça no contexto científico.