Slatted Chair: Seleção de Cadeiras Icônicas como Recurso Pedagógico no Design

Autores

  • Sofia da Silva Pinheiro Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis
  • Ulisses Filemon Leite Caetano Instituto Federal de Santa Catarina
  • Pamela Teixeira Fernandes Instituto Federal de Santa Catarina
  • Sérgio Henrique Prado Scolari Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino, Design, Bauhaus

Resumo

A revisão de movimentos estéticos históricos oferece um rico potencial para a construção de ferramentas pedagógicas no ensino de design. Neste contexto, o projeto propõe a produção de réplicas de cadeiras icônicas criadas por designers consagrados, com o objetivo de utilizá-las como ferramentas pedagógicas do Curso de Bacharelado em Design. O foco recai sobre o movimento Bauhaus, apresentando-se as etapas de pesquisa e seleção que levaram à escolha da cadeira Slatted Chair TI 1A de Marcel Breuer, cuja reprodução é tecnicamente viável no Laboratório de Modelagem do IFSC. A iniciativa visa integrar teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma compreensão mais profunda dos aspectos materiais e conceituais do design modernista.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS