Role-Playing Games (RPG) e Educação
possibilidades de usos em sala de aula
Resumo
Dentre as inúmeras demandas da educação, nos tempos atuais, a utilização de metodologias inovadoras no ensino básico tem sido uma área de crescente interesse pedagógico. Dentre essas metodologias, os jogos conhecidos como Role-Playing Games (doravante RPG), têm se destacado como uma ferramenta pedagógica potente, capaz de engajar os alunos de forma lúdica e dinâmica, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do tema, bem como, desenvolver e implementar uma proposta de metodologia que utilize jogos RPG, para aprimorar o ensino básico, explorando como essas práticas podem influenciar o desempenho acadêmico e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. O projeto contará com a participação de bolsistas, dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador, que atuarão nas atividades de pesquisa; elaboração e construção de protótipos, a partir dos princípios que norteiam o conceito de desenvolvimento sustentável. O percurso de pesquisa e iniciação científica objetiva a aproximação entre teoria e prática, por meio da elaboração de ferramentas educativas que possam ser aplicadas nas diferentes camadas que compõem a educação básica.