Role-Playing Games (RPG) e Educação

possibilidades de usos em sala de aula

Autores

  • Nelson Maurilio Coelho Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia de Santa Catarina - IFSC
  • Roger Douglas Mallmann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Gabriely da Silva Rodrigues Alves
  • Dirceu de Almeida Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Adriana Salvador Zanini

Resumo

Dentre as inúmeras demandas da educação, nos tempos atuais, a utilização de metodologias inovadoras no ensino básico tem sido uma área de crescente interesse pedagógico. Dentre essas metodologias, os jogos conhecidos como Role-Playing Games (doravante RPG), têm se destacado como uma ferramenta pedagógica potente, capaz de engajar os alunos de forma lúdica e dinâmica, promovendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica do tema, bem como, desenvolver e implementar uma proposta de metodologia que utilize jogos RPG, para aprimorar o ensino básico, explorando como essas práticas podem influenciar o desempenho acadêmico e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. O projeto contará com a participação de bolsistas, dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador, que atuarão nas atividades de pesquisa; elaboração e construção de protótipos, a partir dos princípios que norteiam o conceito de desenvolvimento sustentável. O percurso de pesquisa e iniciação científica objetiva a aproximação entre teoria e prática, por meio da elaboração de ferramentas educativas que possam ser aplicadas nas diferentes camadas que compõem a educação básica.

Biografia do Autor

Roger Douglas Mallmann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Acadêmico do Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador.

Gabriely da Silva Rodrigues Alves

Acadêmica do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador

Dirceu de Almeida Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Acadêmico do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador.

Adriana Salvador Zanini

Mestre em Computação Aplicada e Professora da Unidade Curricular de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Lages

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

CAÇADOR