Alimento Ancestral
a exploração das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) como ferramentas educativas, na perspectiva da sustentabilidade alimentar e responsabilidade ambiental.
Resumo
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) estão ganhando destaque por suas características nutritivas e sustentáveis, além de seu potencial pedagógico em uma abordagem interdisciplinar. Esta pesquisa visa investigar como o estudo de PANCs pode enriquecer o ensino, aproximando os pesquisadores da investigação mais aprofunda da crise alimentar e das possíveis alternativas na perspectiva da sustentabilidade. Este constructo pretende criar um modelo replicável para uso de PANCs no ensino médio, promovendo um aprendizado ativo e engajado, que possa ser ampliado, a fim de proporcionar uma imersão na realidade local, para fomentar a problematização e busca por soluções possíveis e acessíveis economicamente. A pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada às PANCs, bem como, discutir o papel destas espécies vegetais no resgate da biodiversidade e na promoção da educação alimentar. A utilização destes alimentos quase esquecidos como ferramenta de ensino, proporcionará o contato dos estudantes com objeto de estudo, por meio do trabalho prático realizado nos canteiros e estufas construídos ao longo da pesquisa. A pesquisa mira no desenvolvimento de cartilhas e atividades pedagógicas variadas, que terá como objetivo fomentar a pesquisa, a problematização e a reflexão a respeito das possiblidades do uso das PANCs como recursos centrais na promoção da segurança alimentar, preservação do meio ambiente, geração de renda e sustentabilidade.