Alimento Ancestral

a exploração das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) como ferramentas educativas, na perspectiva da sustentabilidade alimentar e responsabilidade ambiental.

Autores

  • Nelson Maurilio Coelho Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia de Santa Catarina - IFSC
  • Sra. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Sra.
  • Sra.
  • Sr. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) estão ganhando destaque por suas características nutritivas e sustentáveis, além de seu potencial pedagógico em uma abordagem interdisciplinar. Esta pesquisa visa investigar como o estudo de PANCs pode enriquecer o ensino, aproximando os pesquisadores da investigação mais aprofunda da crise alimentar e das possíveis alternativas na perspectiva da sustentabilidade. Este constructo pretende criar um modelo replicável para uso de PANCs no ensino médio, promovendo um aprendizado ativo e engajado, que possa ser ampliado, a fim de proporcionar uma imersão na realidade local, para fomentar a problematização e busca por soluções possíveis e acessíveis economicamente. A pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada às PANCs, bem como, discutir o papel destas espécies vegetais no resgate da biodiversidade e na promoção da educação alimentar. A utilização destes alimentos quase esquecidos como ferramenta de ensino, proporcionará o contato dos estudantes com objeto de estudo, por meio do trabalho prático realizado nos canteiros e estufas construídos ao longo da pesquisa. A pesquisa mira no desenvolvimento de cartilhas e atividades pedagógicas variadas, que terá como objetivo fomentar a pesquisa, a problematização e a reflexão a respeito das possiblidades do uso das PANCs como recursos centrais na promoção da segurança alimentar, preservação do meio ambiente, geração de renda e sustentabilidade.

Biografia do Autor

Sra., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Geografia e Professora da Unidade Curricular de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador.

Sra.

Doutora em Botânica e Professora da Unidade Curricular de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador.

Sra.

Pós-Graduada em Matemática e Professora da Unidade Curricular de Matemática do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSC, Campus Caçador.

Sr., Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Agronomia, Físiica, Manejo e Conservação do Solo, Pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutorando em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; e Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Agronômica.

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

CAÇADOR