Um Robô Modular SMARS: uma plataforma didática para o ensino de Mecatrônica

Autores

  • Vitor Gregorio IFSC Florianópolis

Palavras-chave:

robótica educacional, Mecatrônica, manufatura aditiva, plataforma didática, nternet das coisas (IoT)

Resumo

Este trabalho apresenta a evolução de um Robô Modular baseado no modelo SMARS,
consolidando-o como uma plataforma pedagógica multifacetada para o ensino de Engenharia e
Técnico em Mecatrônica no IFSC. Concebido para mitigar a evasão estudantil ao conectar teoria
e prática , o projeto articula manufatura aditiva, eletrônica embarcada e programação. O robô
executa tarefas de navegação autônoma com sensor ultrassônico, desenho vetorial via braço
articulado e manipulação de objetos com módulos intercambiáveis de pá e empilhadeira,
simulando operações de logística. Sua versatilidade é ampliada por múltiplos paradigmas de
controle: infravermelho (IR), rádio frequência (NRF24L01) com uma luva interativa baseada em
giroscópio (MPU6050), e, notavelmente, uma implementação avançada com ESP32-CAM, que
viabiliza teleoperação por Wi-Fi com transmissão de vídeo em tempo real. Esta última vertente
insere o projeto no contexto da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0, confirmando a
viabilidade da plataforma como uma ferramenta educacional de baixo custo, flexível e alinhada
às demandas tecnológicas contemporâneas.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS