Projeto de um sistema eletrificado de tomada de força para veículos de utilidades

Autores

  • Eduardo Yuji Sakurada IFSC
  • Erwin Werner Teichmann IFSC
  • Eduardo Antônio Linck IFSC
  • André Felipe Venzon MEV S.A.
  • Thiago Teixeira da Motta MEV S.A.

Palavras-chave:

Eletrificação veicular, Sistemas hidráulicos, Motor elétrico, Eficiência energética, Inovação tecnológica

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema eletrificado de tomada de força para veículos de serviço, denominado ePTO (Electric Power Take-Off). Diferentemente dos sistemas tradicionais, que utilizam motores a combustão interna para transmitir potência aos sistemas auxiliares, a proposta substitui essa configuração por um conjunto formado por banco de
baterias, inversor de frequência e motor elétrico de ímã permanente. Tal solução elimina a necessidade do motor a diesel para o acionamento do sistema, resultando em benefícios como redução no consumo de energia, menores custos de operação e manutenção, além da diminuição das emissões de poluentes e do nível de ruído. O foco da pesquisa concentrou-se no projeto do
motor elétrico, desenvolvido pela MVP e-Solutions e construído nos laboratórios do Departamento Acadêmico de Metal Mecânica do IFSC, Câmpus Florianópolis. Após a construção e montagem, foram realizados testes em bancada hidráulica, nos quais o motor operou sem falhas, acionando uma bomba de engrenagens de tamanho nominal de 11 cm³/rot, que manteve pressão de 110 bar e velocidade de 2000 RPM. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade técnica da solução e fornecem subsídios relevantes para melhorias em projetos futuros, com a perspectiva de alcançar pressões mais elevadas e atender a uma gama mais ampla de
equipamentos.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS