Metodologia ativa rotação por estações aplicada ao ensino de geografia econômica:

uma proposta didática

Autores

  • André Fernando Fusão IFSC

Palavras-chave:

metodologias ativas, rotação por estações, autonomia

Resumo

O ensino de geografia busca oportunizar ao aluno a compreensão do mundo em que se vive. Com este propósito, a construção do saber geográfico em sala de aula encontra cada vez mais dificuldades frente as demandas do mundo globalizado. Neste conturbado cenário, a utilização de metodologias ativas proporciona o melhor alcance das competências e habilidades aos seus envolvidos. Esta inquietação torna possível o estabelecimento do seguinte objetivo geral: compreender a utilização da metodologia ativa rotação por estações nas aulas de geografia, elaborando uma proposta didática para alcance da habilidade EF07GE06. A pesquisa é classificada como aplicada, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos se estabelece a pesquisa como explicativa, seguindo o procedimento bibliográfico para sua produção. A compreensão levantada no objetivo apresentado se torna possível na medida que a proposta didática é elaborada com base em experiências observadas em produções científicas que utilizaram o método de rotação por estações. As buscas por estas referências teóricas contaram com a utilização das plataformas google acadêmico e portal de periódicos do CAPES. Considerou-se com a pesquisa que a metodologia ativa estudada possibilita o desenvolvimento da autonomia do estudante e a transformação do ambiente de sala de aula em lugar mais participativo. Com a elaboração da proposta didática, novas práticas podem ser construídas no componente curricular de geografia, possibilitando-se uma leitura dinâmica das transformações do espaço geográfico. 

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

GASPAR