Validação Experimental de Conjunto Motor–ESC–Hélice em Bancada de Testes de Empuxo para Aplicação em Sistemas de Propulsão Elétrica em Drone Multirotor
Palavras-chave:
dispositivo de ensaio, empuxo, motor BLDC, propulsão elétrica, droneResumo
Este artigo aborda o ensaio de empuxo de um conjunto motor BLDC(brushless direct current motor) VL1035 KV150, ESC (electronic speed controller) V200A e uma hélice PL32 . Com objetivo de verificar com segurança o desempenho propulsivo sob diferentes condições operacionais. O experimento foi conduzido numa bancada de testes equipada com três células de carga de 10kg e outros equipamentos e sensores, permitindo a aquisição simultânea de parâmetros. Foram realizados ensaios variando o PWM,, respeitando as limitações de carga nominal das células e recomendações de máximo empuxo por braço de 35 kg , de modo a obter dados como empuxo, tensão, consumo de corrente elétrica e rotação. Os resultados mostraram que o motor ensaiado produziu empuxo de 29,66 kg a 4415 RPM com aceleração estimada de 75,38%. Observou-se o comportamento estável conforme esperado, porém com algumas diferenças em relação a dados de testes informados pelo fabricante. Conclui-se que o conjunto testado apresentou desempenho aceitável possibilitando repetibilidade operacional, sendo adequado para aplicação a qual se destina.