Desenvolvimento de um conversor boost PFC para aplicações em carregadores de LEVs

Autores

  • Natália Besen IFSC - Câmpus Florianópolis
  • Joabel Moia IFSC

Palavras-chave:

mobilidade elétrica, veículos elétricos leves, correção do fator de potência, conversor boost PFC

Resumo

A expansão dos veículos elétricos leves (LEVs) tem impulsionado a demanda por carregadores compactos, eficientes e em conformidade com normas de qualidade de energia. Para atender a esses requisitos, torna-se necessário o emprego de técnicas de correção ativa do fator de potência (PFC), capazes de reduzir distorções harmônicas e melhorar a interação com a rede elétrica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e a validação experimental de um conversor boost PFC em modo de condução contínua, projetado para operar em 900 W a partir da rede monofásica de 220 V, utilizando o controlador analógico dedicado UCC28180. A metodologia envolveu a revisão bibliográfica sobre topologias de conversores aplicados a carregadores de LEVs, o dimensionamento do circuito, a seleção de componentes e a implementação de um protótipo experimental. O protótipo foi submetido a ensaios de eficiência, fator de potência, distorção harmônica de corrente, estabilidade do barramento de tensão contínua, resposta a variações súbitas de carga, corrente de partida, aquecimento de componentes e emissão conduzida. Os resultados indicaram elevado fator de potência, baixa distorção harmônica, eficiência compatível com a faixa de potência considerada e desempenho estável em diferentes condições de operação, em conformidade com os limites estabelecidos pela IEC 61000-3-2.

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Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS