Resultados preliminares no uso de robô móvel na disciplina de Microcontroladores 2 no CST em Eletrônica Industrial
Palavras-chave:
robótica educacional, microcontroladores, RTOS, Ensino práticoResumo
O presente trabalho apresenta resultados preliminares da utilização de um robô móvel, baseado na placa embarcada Juca, como recurso pedagógico na disciplina de Microcontroladores 2 do Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial do IFSC. O robô foi empregado em atividades práticas voltadas ao ensino de programação de sistemas multitarefas com RTOS, explorando sensores de obstáculo em cenários de navegação. A pesquisa, de caráter exploratório, envolveu 10 estudantes em três encontros de duas horas cada. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line e observações do professor durante as aulas. Os resultados apontam que os alunos perceberam melhora no aprendizado ao utilizar o robô em comparação com métodos tradicionais, especialmente em aspectos de engajamento e compreensão prática dos conceitos. Dificuldades técnicas, como configuração do ambiente de programação e uso das bibliotecas, foram relatadas como limitações. Os achados sugerem que o uso de robôs móveis em sala de aula é viável e motivador, porém demanda ajustes na infraestrutura e no suporte inicial aos alunos.