ANÁLISE DE TIPOLOGIAS ESTRUTURAIS PARA O CONCURSO DE PONTES DE PALITO DE PICOLÉ DA SNCT 2025

Autores

  • Márcia Maria Machado Steil IFSC
  • Andre Puel
  • Fernando Toppan Rabello

Resumo

A área de estruturas, dentro da construção civil, tem como seu principal meio de divulgação e contato com a comunidade externa a SNCT. O concurso pontes palitos picolé já acontece desde 2016 e é, segundo a opinião dos próprios alunos participantes, um momento marcante do evento e uma primeira ligação entre a teoria e a prática.

O objetivo deste projeto é possibilitar alunos da área de construção civil, compreender, através das atividades desenvolvidas durante a SNTC, o comportamento de uma ponte treliçada quando submetida a um carregamento de ruptura. Para auxiliar na compreensão e visualização das deformações e deslocamentos das estruturas,  recorrem-se a modelos físicos reduzidos, chamados de maquetes estruturais.

O passo inicial para o desenvolvimento das pontes de palitos de picolé é a pesquisa, buscando-se tipologias estruturais mais comuns e passiveis de serem construídas durante a SNCT. Como forma de auxílio na elaboração nas análises das treliças, utiliza-se algoritmos já desenvolvidos pelo grupo de estruturas do IFSC em projetos de pesquisa, ensino e extensão anteriores.

Ao final, os modelos numéricos desenvolvidos no computador são construídos em modelo físicos reduzidos, com palitos de picolé e realizada a ruptura das maquetes em uma prensa hidráulica.

Os resultados obtidos são compilados e divulgados por meio de QR Code, facilmente acessado pelos alunos durante a SNCT. Com isso, os alunos terão acesso ao processo como um todo, desde a elaboração até a definição da carga de ruptura e como se desenvolveu o modo de falha.

Downloads

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

FLORIANÓPOLIS