Articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: Projetos Integradores na Formação do Técnico em Química no IFSC Câmpus Gaspar

Autores

  • Bruno Galindro IFSC - Campus Gaspar
  • Leônidas Mello Jr.
  • Watson Beck Jr
  • Carlos Geovanni Ledra
  • Graciane Pereira
  • Daniel Felipe Monteiro
  • Yuri Salomão

Palavras-chave:

projetos integradores, interdisciplinaridade, iniciação científica, técnico em química, IFSC Câmpus Gaspar

Resumo

O projeto teve como objetivo desenvolver e consolidar a aplicação de projetos integradores no curso Técnico Integrado em Química, visando uma formação completa dos estudantes. A iniciativa buscou integrar conhecimentos teóricos e práticos, abordando temáticas multidisciplinares e incentivando a iniciação científica e o trabalho em equipe. Os resultados alcançados contribuíram diretamente para a formação acadêmica dos alunos, permitindo a aplicação de conceitos teóricos em atividades experimentais e práticas, fortalecendo a interdisciplinaridade. Além disso, os estudantes desenvolveram habilidades importantes para o mercado de trabalho, como a capacidade de resolver problemas, o pensamento crítico e a familiarização com métodos científicos. As atividades incluíram a elaboração de protocolos experimentais, coleta e análise de dados, e a redação de relatórios técnicos. Alguns projetos resultaram em produções técnicas e bibliográficas. Os trabalhos foram apresentados em eventos científicos, como o SEPEI, e alguns resultados foram submetidos a periódicos especializados. Relatórios técnicos internos também foram elaborados para registrar os avanços e servir de base para futuras pesquisas. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se: Produção de fluidos magnéticos; Análise de vitamina C e sódio; Análise microbiológica e de parâmetros da água; estudo de propriedades de plantas como a erva baleeira; Produção de cosméticos naturais; Fermentação e pães sem glúten; Análise de amigo em leite e Produção de propelentes sólidos para foguetes amadores. Apesar de algumas dificuldades, como a limitação de recursos e a necessidade de ajustes metodológicos em certos experimentos, o projeto foi bem-sucedido. A abordagem prática e interdisciplinar dos projetos integradores promoveu o desenvolvimento de habilidades essenciais, e as produções geradas criaram uma base sólida para a continuidade das pesquisas e futuras parcerias. A experiência foi de grande relevância para a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais.

Downloads

Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

GASPAR