Tradições importadas: uma coleção para a marca Dendezeiro

Autores

  • Giovana Ruiz de Oliveira IFSC
  • Bruna Lummertz Lima Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Káritha Bernardo de Macedo
  • Emily Schmitz

Palavras-chave:

Apagamento cultural; Sul do Brasil; Coleção de moda; Dendezeiro.

Resumo

O Brasil, desde a colonização, sofre profundas influências trazidas por culturas europeias (Gomes, 2007). Segundo Seyferth (1986), a política de imigração europeia para o Sul do país incentivou a consolidação de identidades étnicas europeias, que ainda hoje servem como referência cultural e social. Essa lógica de valorização cultural se mantém, segundo Barth e Albers (2023), que afirmam que “em toda a região de imigração europeia, a valorização do território ocorre apenas mediante a preservação da cultura dos imigrantes, sendo esmaecida a história antes da colonização”. Um exemplo atual dessa percepção pode ser observado em Pomerode (SC), onde um vídeo divulgado nas redes sociais apresentava “regras para morar em Santa Catarina”. Na ocasião, a moradora Jenifer Milbratz afirmou que “aqui é terra de valor, cultura e trabalho de verdade”, ilustrando uma percepção eurocêntrica presente na região, como registrado na reportagem (Pontes, 2025).

Nesse contexto, a moda se afirma como campo de investigação e expressão, capaz de tensionar narrativas históricas e interpretá-las por meio de soluções de design. Assim, este estudo apresenta o desenvolvimento da coleção “Tradições Importadas”, elaborada ficticiamente para a marca Dendezeiro, na UC de Projeto de Produto de Moda Feminina, da 3ª fase do curso de Tecnologia em Design de Moda do IFSC, câmpus Gaspar, SC. O nome da coleção questiona estereótipos sobre a cultura do Sul do Brasil, traduzindo nossa percepção sobre o tema a partir da pesquisa e da prática criativa. A proposta se inspira na abordagem da marca Dendezeiro, que desenvolveu coleções explorando referências culturais regionais, utilizando a moda como meio de expressão e reflexão crítica.

A pesquisa, de abordagem aplicada e exploratória, foi fundamentada em Löbach (2001) e Montemezzo (2003), articulando levantamento bibliográfico sobre o tema e conceito de coleção, estudo sobre público-alvo e análise da marca. Foram consultadas obras como O Povo Brasileiro (Ribeiro, 1995), o capítulo “A Tradição que Vem do Frio” (Castilho; Garcia, 2011) e estudos sobre imigração e identidade cultural no Sul do Brasil (Gomes, 2007; Seyferth, 1986; Barth; Albers, 2023). O processo criativo contemplou cinco looks: o primeiro busca representar os povos originários antes da colonização, revisitando o chiripá; o segundo remete às missões jesuíticas, com o corpo sem camisa simbolizando a resistência dos povos originários e a calça com elementos metálicos em cruz evidenciando o apagamento cultural; o terceiro retrata os primeiros gaúchos, com o poncho como elemento simbólico; o quarto expressa o avanço do apagamento cultural com a chegada das imigrações europeias; e o quinto simboliza a contemporaneidade, onde as referências tornam-se sutis, evidenciando o distanciamento histórico e cultural em relação às raízes iniciais.

A partir do desenvolvimento desta coleção, buscamos expressar nossa percepção sobre o tema, com ênfase na valorização de culturas historicamente apagadas. A coleção interpreta elementos do passado em soluções de design contemporâneas, reafirmando a moda como instrumento de preservação cultural e de promoção da inclusão.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

GASPAR