Prática projetual como meio para o ensino do Design: a modelagem tridimensional na aprendizagem técnico científica de projetos de produtos
Palavras-chave:
Design, Prática projetual, Modelagem tridimensionalResumo
Nos cursos de Design do IFSC Florianópolis a prática projetual faz parte da formação profissional dos alunos, sendo regularmente aplicada nas atividades com finalidade didático-pedagógica dentro das Unidades Curriculares (UCs), e a produção de modelos tridimensionais, tanto físicos quanto digitais, é considerada fundamental ao longo do processo de desenvolvimento dos produtos [1] na qual a representação física trabalha diferentes níveis de percepção. Pode-se dizer que esse treino manual é um ensaio para a modelagem digital, uma vez que os softwares e equipamentos digitais exigem que os conceitos fundamentais do design estejam bem compreendidos pelos alunos para que seus recursos sejam utilizados de maneira mais adequada.
Dessa forma, para desenvolver e aprimorar suas habilidades os alunos são apresentados a diversas técnicas e materiais que podem ser explorados na produção de modelos. Inicialmente, o aluno inicia seu processo de desenvolvimento por meio
de desenhos e renderings com a produção das ideias no universo bidimensional; em seguida, as ideias passam a ser exploradas no universo tridimensional por meio da modelagem física em diferentes níveis de complexidade; e por fim, é possível ainda
realizar a modelagem de protótipos funcionais, dependendo da complexidade do produto e do nível de formação do estudante. Neste processo, os alunos experimentam materiais como papel, plastilina, clay, argila, gesso, madeiras, XPS (poliestireno extrudado), resinas, entre outros, nas mais variadas técnicas de modelagem ao longo de sua formação [2, 3, 4, 5]. Esse método de ensino acontece como um fluxo contínuo dentro dos cursos de Design e a complexidade das técnicas de modelagem aumentam conforme os alunos avançam rumo a sua conclusão. Assim, ao final de todos os semestres temos uma produção significativa de projetos desenvolvidos com diferentes níveis de complexidade conceitual e técnica. Neste contexto, este projeto teve como objetivo viabilizar a prática projetual por meio da confecção de modelos físicos tridimensionais dos produtos desenvolvidos a fim de possibilitar que novas abordagens no design sejam exploradas desde os aspectos estéticos e simbólicos, até os aspectos de eficiência em termos de uso e projeto de produção.