PROJETOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM TURMAS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO E SUBSEQUENTE
Palavras-chave:
educação ambiental; integração curricular; sustentabilidade; metodologias ativas; interdisciplinaridadeResumo
No IFSC Câmpus Caçador, estão em andamento diversas iniciativas de educação ambiental nos cursos técnicos integrados em administração, informática e subsequente em eletromecânica. Este projeto, apresenta-se como um grande guarda-chuva que visa promover o aprendizado prático e o engajamento dos estudantes em soluções sustentáveis, explorando a energia solar, a construção de uma estação medidora de raios UV, o espaço das composteiras e o cuidado na estufa. Os estudantes estão sendo desafiados a analisar, instalar e monitorar sistemas de energia solar para carregar dispositivos, restaurar suportes com solda, criar o espaço para a estação medidora e posteriormente, monitorar os raios ultravioletas e criar um bosque com árvores nativas, implementar o espaço do relógio biológico, pesquisar sobre os biomas, ter uma visão paisagística mais integrativa, visando a ideia do bem-viver. O projeto tem como escopo a pedagogia de projetos, a adoção de metodologias ativas e ações interdisciplinaridade, visando estimular os estudantes a enfrentar desafios de sustentabilidade enquanto desenvolvem um entendimento mais prático das questões ambientais.