Atelier Livre: desenvolvendo a criação artística no Campus Florianópolis
Palavras-chave:
atelier livre, artes visuais, extensãoResumo
O projeto de extensão Atelier Livre teve o seu início em 1997, com o nome de “Oficinas de Artes” e funcionou de forma descontínua até que, em 2017, passou a ser oferecido em edições anuais.
Durante a execução do projeto, oferece-se um espaço de encontros para pesquisa e experimentação de diferentes técnicas artísticas sob o supervisionamento e auxílio do professor orientador, permitindo uma iniciação ao universo das artes visuais, bem como a ampliação do repertório dos participantes. O projeto visa introduzir ao mundo artístico aqueles que nunca tiveram a oportunidade de obter este conhecimento além do básico, ou até mesmo, aqueles que já tenham alguma experiência, para poderem manter um contato mais frequente com a prática. Ação importante, tendo em vista a escassez de projetos gratuitos na região de Florianópolis, com propostas semelhantes às oferecidas no Atelier Livre.
Coordenado pela professora-orientadora Valeska Bernardo, em 2024 o projeto conta com uma equipe de 6 bolsistas discentes que auxiliam na organização, escolha de materiais e elaboração de propostas, além de outras funções burocráticas que possibilitam a continuidade do projeto. As atividades normalmente ocorrem no Laboratório de Artes Visuais (D014), que conta com um acervo bibliográfico especializado e materiais artísticos diversificados. As programações buscam eventualmente explorar outros cenários, realizando encontros ao ar livre e visitas a exposições. A participação não é restrita a alunos e servidores do IFSC, permitindo que o público externo se inscreva e concorra ao sorteio que seleciona as turmas anualmente.